FANDOM

Julianne Moore
Julianne-moore.jpg
Nome completo: Julie Anne Smith
Nascimento: 3 de dezembro de 1960 (55 anos)

Fayeteville, Carolina do Norte, Estados Unidos

Nacionalidade: Estadunidense
Britânica
Ocupação: Atriz
Atividade: 1983 - presente
Prêmios: Oscares da Academia
2015 - Still Alice
Emmys
1988 - As the World Turns
2012 - Game Change
Globos de Ouro
1994 - Short Cuts - Cenas da Vida
2013 - Game Change
2015 - Still Alice
Screen Actors Guild
2013 - Game Change
2015 - Still Alice
BAFTA
2014 - Still Alice
Julianne Moore (nome artístico de Julie Anne Smith; Fayeteville, 3 de dezembro de 1960) é uma escritora e premiada atriz anglo-estadunidense, prolífica no cinema desde o início da década de 1990. Ela interpreta Presidente Alma Coin na trilogia dos Jogos Vorazes. Julianne é particularmente conhecida por seus retratos de mulheres emocionalmente perturbadas, já recebeu muitos prêmios, incluindo o Óscar de Melhor Atriz por seu trabalho no filme Still Alice (2014).

Depois de estudar teatro na Universidade de Boston, Moore começou sua carreira com vários papéis na televisão. De 1985 a 1988, ela era regular na soap opera As the World Turns, ganhando um Emmy por sua performance. Sua estréia no cinema foi em Tales from the Darkside: The Movie (1990), e ela continuou a desempenhar papéis pequenos - incluindo no thriller A Mão que Balança o Berço (1992). Moore recebeu pela primeira vez a atenção da crítica com Short Cuts (1993) de Robert Altman, e apresentações sucessivas em Vanya on 42nd Street (1994) e Safe (1995). Papéis principais em Nove Meses (1995) e O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997) estabeleceu-a como uma atriz principal em Hollywood, embora ela continuou a tomar papéis coadjuvantes. Julianne também escreve livros infantojuvenis.

Também no FANDOM

Wiki aleatória