FANDOM

Panem é uma nação estabelecida em uma era indeterminada em um futuro distópico. É uma nação situada na América do Norte com a Capital localizada na Região das Montanhas Rochosas.

Na trilogia Jogos Vorazes. Editar

Panem
Bandeira-de-Panem
Localização América do Norte
Habitantes O povo de Panem
Aparições Os Jogos Vorazes (livro), Em Chamas (livro), A Esperança (livro)

Panem é uma nação comandada pelo Presidente Snow antes da segunda rebelião. Na trilogia, não se sabe se há outras civilizações além de Panem. Após a derrota dos Distritos na primeira rebelião, um evento anual foi estabelecido chamado de Jogos Vorazes. Cujo objetivo é controlar futuras rebeliões nos Distritos. O nome de Panem é derivado do Latim "Panem et circenses", o que se traduz literalmente como "pão e circo".

História Editar

Grande parte da história de Panem está envolvida em mistério, embora se saiba que a história se remonta a cerca de 74 anos antes do início da trilogia Jogos Vorazes. O que se sabe é que ocorreu uma rebelião

Fundação Editar

Em um futuro indeterminado, o rosto da mudança da terra e da civilização moderna foi aparentemente destruída. Não se sabe exatamente o que causou o "fim do mundo". As massas de terra mudaram de forma. A atmosfera foi completamente destruída e o nível do mar subiu drasticamente. Algum tempo depois do possível "fim do mundo", uma nação foi estabelecida na América do Norte com o nome de Panem.

Panem cresceu e se espalhou rapidamente. Logo, o país teve de ser dividido em treze distritos separados. Cada um responsável pela produção de bens de um setor específico para atender às necessidades de crescimento da nação, e tudo isso rodando sob o controle opressivo da Capital.

Os Dias Escuros Editar

Cerca de 74 anos antes dos eventos da trilogia Jogos Vorazes , os distritos de Panem se rebelaram contra a Capital devido à forma opressiva em que o governo da Capital controlava os distritos. No final do conflito, a Capital venceu a rebelião, derrotando os doze distritos e removendo o Distrito 13.

Os Jogos Vorazes Editar

Após a rebelião, a Capital estabeleceu os Jogos Vorazes, um evento anual em que 24 crianças com idade entre 12 e 18 anos, um menino e uma menina de cada distrito são escolhidos em uma colheita para participar de uma competição. Onde eles têm de lutar até ter apenas um jogador vivo.

O evento serve para dois propósitos. O primeiro serve para demonstrar o poder esmagador da Capital tendo em distritos para levar seus filhos à força e obrigá-los a matar uns aos outros em uma competição sem regras. A segunda finalidade é puro entretenimento para a Capital. Nacionalmente, os "Jogos Vorazes" é um evento televisionado nacionalmente como um reality show, onde os participantes são considerados praticamente celebridades pela Capital.

A Segunda Rebelião Editar

A segunda rebelião foi formada após os 74º Jogos Vorazes . A ameaça de morte de Katniss Everdeen e Peeta Mellark no final dos jogos foi interpretada como um ato de rebeldia por muitos moradores dos distritos. 

Com uma revolução eclodindo em Panem, o governo da Capital muda as regras dos 75º Jogos Vorazes (Também conhecido como Terceiro Massacre Quaternário) e resolve que, esta edição seria apenas com os vitoriosos dos 12 Distritos.

Depois dos 75º Jogos Vorazes, é possível ver que a revolução é liderada pela presidente Alma Coin e por Plutarch Heavensbee. Katniss Everdeen se transforma no tordo, o símbolo da revolução.

A Capital Editar

A-Capital

Símbolo da Capital

A Capital  é onde fica a sede do governo da cidade. Está localizada na região das Montanhas Rochosas e é rodeada por treze distritos. Os habitantes da Capital são considerados os mais rico de toda a Panem. A prosperidade da cidade é impulsionada pela indústria e pelo trabalho forçado nos distritos. Embora seja a sede do governo, ela não é considerada um dos treze distritos. As pessoas são conhecidos por suas roupas criativas e seu senso de moda louco.

Distritos Editar

Mapa de Panem Em-Chamas

Pacificador operando o trem dos tributos. É possível ver o mapa de Panem em sua frente com a localização de cada Distrito.

A nação de Panem é separada por um total de treze distritos. Doze deles são reconhecidos pela Capital, e cada um é o único responsável pela produção. Todos os distritos estão sob o poder implacável da Capital. 

Os Distritos não podem se interagir, pois é ilegal de acordo com as leis da Capital, já que cada distrito possui uma cultura única. Os Distritos 11  e 12  são os mais pobres de Panem, já os mais ricos, podemos destacar o 1 e 2.

Originalmente, Panem havia 13 Distritos. Mas, durante os Dias Escuros, o Distrito 13 foi eliminado pela Capital e não é reconhecido pela Capital.

A especialidade de cada Distrito: Editar

  • Distrito 1: Artigos de Luxo.
  • Distrito 2: Alvenaria.
  • Distrito 3: Tecnologia.
  • Distrito 4: Pesca.
  • Distrito 5: Energia.
  • Distrito 6: Transporte.
  • Distrito 7: Madeira.
  • Distrito 8: Tecidos.
  • Distrito 9: Grãos.
  • Distrito 10: Pecuária.
  • Distrito 11: Agricultura.
  • Distrito 12: Mineração.
  • *Distrito 13: Energia Nuclear.
  • *O Distrito 13 não é mais reconhecido pela Capital pelo fato de ter sido bombardeado pela mesma.

Distritos Carreiristas Editar

Os Distritos mais ricos, como 1, 2 e 4, são conhecidos como "Distritos Carreiristas". Nestes distritos, é comum que as crianças se tornem voluntárias para os Jogos Vorazes. Pois, elas são treinadas nas artes de combate e sobrevivência para os Jogos. Fazendo então, com elas se tornarem os tributos mais fortes da competição.

Curiosidade Editar

  • Panem, assim como a trilogia Jogos Vorazes fazem muitas referências ao Império Romano. Os Jogos Vorazes em si são uma reminiscência dos jogos de gladiadores. Os Distritos ao redor da Capital são semelhantes às províncias romanas que cercavam a cidade de Roma. Muitos nomes, como Cinna, Seneca, César e Coriolano são de origem romana.
Trilogia Jogos Vorazes
Livros Jogos VorazesEm ChamasA Esperança
Personagens principais Katniss EverdeenPeeta MellarkGale Hawthorne
Lugares PanemA Capital
Nos Bastidores Suzanne Collins
Filmes Jogos VorazesJogos Vorazes: Em ChamasJogos Vorazes: A Esperança Parte 1Jogos Vorazes: A Esperança Parte 2

Também no FANDOM

Wiki aleatória