FANDOM


*CUIDADO, SPOILERS!

"Eu não me importo se nós ficarmos ricas. Só quero que volte para casa. Você vai tentar, não vai? Realmente, realmente tentar?

― Primrose para Katniss Everdeen.


Primrose "Prim" Everdeen era a irmã mais nova de Katniss Everdeen.

Em muitos aspectos, Prim era o oposto de Katniss em aparência e caráter. Tem o cabelo loiro como a mãe, uma personalidade gentil (ao contrário de Katniss, que tinha o cabelo escuro e uma personalidade espinhosa) e um talento para a cura, enquanto Katniss tinha um talento para a caça. Apesar disso, elas são muito devotadas uma à outra. Ela também tinha um gato chamado Buttercup, e uma cabra chamada Lady.

Katniss se preocupa com Prim acima de qualquer outra coisa no mundo, e quando Prim é morta em um atentado à bomba na frente da mansão de Snow em A Esperança ela está tão devastada que perde temporariamente a fala. Vários meses depois, Peeta Mellark planta Evening Primroses, flores que inspiraram o nome de Prim, na frente da casa de Katniss em memória da sua irmã mais nova falecida.

Biografia

Trabalho

Prim tem uma cabra chamada Lady que fornece leite e queijo. Foi Katniss, sua irmã mais velha, que comprou a cabra e deu a Prim em seu décimo aniversário, depois de ter conseguido atirar em uma caça valiosa com Gale Hawthorne. Tendo dinheiro, eles primeiro haviam pensado comprar para Prim uma escova de cabelo ou tecido para um vestido, mas decidiram, por fim, comprar uma cabra que tinha sido ferida. A cabra poderia facilmente ter morrido, fazendo com que o dinheiro gasto fosse um desperdício, mas Prim e sua mãe curaram-a com remédios caseiros.

Embora Katniss não tivesse certeza se a cabra fosse sobreviver, Prim amava os animais e logo foi capaz de curar Lady com a ajuda de sua mãe. O sustento fornecido pelo leite da cabra ajudou Prim e sua família a sobreviver na região pobre do Distrito 12 chamado de Costura.

Prim também tinha tarefas domésticas e ajudou a cuidar de pacientes que as pessoas traziam para a sua mãe, a curandeira (ou médica) local. Mais tarde, depois que Katniss escapou do Massacre Quarternário, Prim acabou por ser uma médica muito habilidosa, enquanto vivia no Distrito 13. Durante a guerra, ela ia trabalhar com sua mãe no hospital e, em seguida, ir para fora para ajudar os feridos em meio a batalha da conquista da capital (PANEN).

Primrose Everdeen Wiki.jpg

- Primrose no Dia da Colheita

Vida

Não se sabe muito sobre a vida de Prim, mas ela é descrita como uma jovem compassiva com o cabelo loiro e olhos azuis.

Ela nasceu em 11 de maio, e é óbvio desde o início que Prim ama todas as criaturas vivas. Ela salvou um gato de rua (a quem Katniss tentou afogar no segundo em que Prim o trouxe para casa) e nomeou Buttercup, insistindo seu pelo amarelado barrento combinava com a flor brilhante. Por causa de seu amor por animais, quando Katniss uma vez levou-a para fora da cerca do Distrito 12 para ensiná-la a caçar, acabou com Prim caindo no choro e sugerindo levar o animal para casa para tentar curá-lo.

Prim também foi uma boa curadora em uma idade precoce, muitas vezes ajudando sua mãe com os pacientes. Katniss observou que ela nunca pareceu ser perturbada por feridas ou nudez, mesmo que ela tenha "medo da própria sombra".

Durante Em Chamas, Katniss descreve o dia da morte de seu pai. Ela explica que quando os alarmes soaram em sua escola após o incidente de mineração ocorrido, ela foi para a sala de aula de Prim e encontrou-a esperando por ela, como Katniss tinha instruído. O único outro evento mencionado foi em A Esperança, com Katniss se lembrando de quando seu pai estava cantando "A Árvore-Forca" em sua casa, e Prim era apenas uma criança, enquanto observava Katniss fazer colares de corda.

Jogos Vorazes

Primheadshot.png

- Prim após seu nome ser sorteado.

Na Colheita em Jogos Vorazes, o nome de Prim foi originalmente sorteado. Katniss se ofereceu para tomar o lugar de Prim, para horror da mesma. Katniss não tinha permitido Prim tomar qualquer téssera e fez tudo o que podia para evitar Prim sendo escolhida nos Jogos Vorazes, pois ela sabia que sua irmã não teria durado muito tempo na competição.

Prim tentou parar Katniss, mas Gale Hawthorne deteve-a e levou-a enquanto ela gritava "Não, Katniss! Não! Você não pode ir!"

Na hora da despedida antes de viajar para a Capital, Prim faz Katniss prometer que ganharia os Jogos e que voltaria para casa com segurança. Ela assistiu os Jogos com a mãe e esperou Katniss sobreviver. Com alguma ajuda de Peeta Mellark, seu companheiro tributo do Distrito 12, e Rue, de 12 anos de idade e tributo feminino do Distrito 11, Katniss realiza este objetivo, apesar de Rue morrer. Isso abala Katniss, apesar de seu pouco tempo de aliança que tivera com ela, pois Rue a lembrava de Prim.

No filme Katniss, dá à Prim o broche mockingjay que ela ganhou de Greasy Sae, mas após Katniss se voluntariar, Prim o dá de volta para ela para dar sorte. Prim é vista sentada sobre os ombros de Gale quando Katniss volta ao Distrito 12 com Peeta, feliz de ver sua irmã, que retornou com segurança.

Em Chamas

Katniss Prim Catching Fire.jpg

- Katniss e Prim.

Prim é uma personagem mais proeminente na sequela, ajudando sua mãe com os pacientes e mantendo-se longe da Capital. Prim continuou a ir à escola e viveu em sua nova casa na Vila dos Vitoriosos com a mãe e Katniss. Prim era uma das pessoas que Presidente Snow ameaçou matar se Katniss não provasse que era insanamente apaixonada por Peeta, para convencer os Distritos que o episódio das amoras eram um ato de amor e não de rebelião.

Katniss manteve sua mãe e Prim alheias sobre seus problemas entre ela e Snow. Quando Gale é chicoteado, Katniss, numa tentativa de protegê-lo, acaba levando uma chicotada no rosto e Prim e sua mãe tratam suas lesões. Quando Katniss ficou presa na floresta devido à eletricidade da cerca que deveria estar desligada, como normalmente, os Pacificadores foram à sua casa para prendê-la e levar Prim e sua mãe para um interrogatório, mas Prim tenta distraí-los dizendo que Katniss apenas havia saído em um passeio.

Certo tempo depois, Capital tinha organizado um casamento vistoso entre Katniss e Peeta, completo com um concurso para decidir seu vestido de casamento, decidida por votação dos residentes da Capital. Prim faz Katniss prometer que não experimentaria todos os vestidos até que ela chegasse da escola. Quando Prim chega em casa, ajuda Katniss com seus vestidos e a mantém calma, já que sua irmã mais velha não gostava desse tipo de coisa.

Depois do anunciamento do Massacre Quaternário, em que os tributos seriam todos e apenas tributos vencedores de outros Jogos, Katnis entra em pânico já que é a única tributo feminina viva no Distrito Doze, e tem flashbacks de quando estava na arena. Em seguida, Prim e sua mãe aparecem e confortam Katniss, tentando serem fortes pela mesma, e cuidam dela até ela dormir. Na manhã seguinte ambas ajudam ela, Peeta e Haymitch no treinamento para o Massacre.

Katniss é escolhida uma vez que é a única vencedora feminina viva do Distrito 12, e não foi capaz de dizer adeus a Prim por causa de um novo procedimento, provavelmente feito por Snow para torturá-la ainda mais, não podendo dizer adeus a seus amados. Quando Distrito 12 é bombardeado, Gale salva Prim e sua mãe.

A Esperança

Prim é relevante ainda mais em A Esperança do que em qualquer um dos livros anteriores. Ela vivia no Distrito 13 (após o Distrito Doze ser bombardeado) com sua mãe, irmã e Buttercup no compartimento, na maior parte do livro. Como antes, Katniss estava sempre tentando protegê-la. Surpreendeu a Katniss o grau de maturidade e força de vontade que em Prim tinham crescido, no decorrer da história. Sua irmã mais nova não era mais aquela menina frágil que ela tinha deixado no Distrito Doze.

Quando Katniss é desafiada pela ideia de ser o Mockingjay, Prim acorda de seu sono e perguntou o que ela vai fazer, e dizendo que ela sabe o quanto que sua mãe não pode ouvir. Prim diz a ela o poder que teria se a irmã se tornasse o Mockingjay, podendo então fazer um acordo com Coin para ela não matar os vencedores restantes, e por fim promete manter o segredo de sua mãe antes de voltar a dormir com Buttercup. Neste momento, Katniss percebeu que a menina por quem ela havia se voluntariado na Colheita tinha desaparecido.

Prim sonhava em se tornar uma médica e mostrou sua proficiência na cura como ela ajudou os feridos durante o seu tempo no Distrito 13.

Quando Distrito 13 é atacado pela Capital, Prim quase fica presa fora da barreira segura, pois ela havia voltado para resgatar Buttercup, mas conseguiu voltar bem a tempo por causa de Gale, que havia ido verificar o compartimento da família Everdeen para se certificar de que estavam seguras. Katniss dá um abraço forte em Prim e afirma que deveria ter afogado o gato quando pôde, o que deixa Prim chateada, defendendo Buttercup. Depois que a Sra. Everdeen as deixa para o posto de primeiros socorros, o vínculo entre Katniss e Prim se torna mais forte. Após uma bomba sacudir o lugar, Prim supõe que eram provavelmente um míssil de abrigo, "projetados para penetrar profundamente no solo antes de disparar", de acordo com ela, que havia aprendido durante a orientação para os novos cidadãos.

Ela visita sua imã mais velha no hospital após Peeta quase estrangulá-la e se recusa a sair, dizendo a Plutarch que se a obrigassem a sair da sala ela iria dizer a sua mãe o quão mal eles cuidaram de Katniss, ofendendo Plutarch. Haymitch Abernathy por fim acaba convencendo a Plutarch a deixar a garota com Katniss.

Antes de Katniss ir para a Capital com seu esquadrão, Katniss dá seu último adeus à sua família. Prim diz: "Da próxima vez que vermos uma à outra, estaremos livres."

Embora ela ainda não tenha nem catorze anos, Prim é permitida ir à Capital durante a batalha final como uma enfermeira, o que Katniss desconhece até que vê Prim na barricada na frente da mansão de Snow.

Morte

"Um aerodeslizador marcado com o selo da Capital se materializa diretamente sobre as crianças barricadas. Dezenas de paraquedas de prata caem sobre elas. Mesmo nesse caos, as crianças sabem o que os paraquedas de prata contêm. Alimentos. Remédios. Presentes. Elas ansiosamente os pegam, os dedos congelados lutando com as cordas. O aerodeslizador desaparece, cinco segundos passam e, em seguida, cerca de vinte paraquedas simultaneamente explodem. [...] Outro bando de uniformes brancos se impulsiona na abertura. Mas estes não são Pacificadores. Eles são médicos. Médicos rebeldes. Eu conheceria esses uniformes em qualquer lugar. Eles fervilham entre as crianças, empunhando kits médicos." - Katniss narrando a cena da primeira bomba.

Prim, entre os médicos do Distrito Treze, corre para ajudar uma criança ferida e ouve Katniss chamando seu nome. Antes que Katniss possa alcançá-la e trazê-la para a segurança, a segunda bomba é disparada, matando Prim, as crianças vivas restantes e outros médicos, além de ferir Katniss.

A última palavra de Prim no livro é "Katniss".

"Primeiro eu obtenho um vislumbre da trança loira nas costas. Então, quando ela puxa o casaco para cobrir uma criança chorando, eu observo o rabo de pato formado por sua camisa fora da calça. Tenho a mesma reação que tive no dia que Effie Trinket chamou o seu nome na Colheita. Pelo menos, eu devo ter ficado mole, eu me encontro na base do mastro, incapaz de explicar os últimos segundos. Então estou atravessando a multidão, assim como fiz antes. Tentando gritar seu nome acima do rugido. Eu estou quase lá, quase na barricada, quando penso que ela me ouviu. Porque só por um momento, ela me avista, seus lábios formam o meu nome.

E aí é quando o resto dos paraquedas dispara."

- Katniss narrando seu encontro com Prim, segundos antes da segunda bomba disparar.

Tumblr nyam99uqs01ttuib8o6 1280.jpg

- Prim, avistando Katniss segundos antes da segunda bomba disparar.

Após se recuperar parcialmente das queimaduras, ela se pergunta o por quê de Prim ter sido enviada, devido à sua tenra idade. Mais tarde, ela percebe, depois de uma conversa com o Presidente Snow (preso), que a presidente Alma Coin enviou Prim para a morte (que foi causada por bombas lançadas de um aerodeslizador com o símbolo da Capital, apesar de ser dos rebeldes), tanto para influenciar os cidadãos da Capital para o lado de Coin, fazendo-os pensar que Snow estava bombardeando crianças indefesas, quanto para

fazer Katniss ficar ao lado dela através da morte de sua irmã. Katniss era uma ameaça à sua base de poder, já que sendo "o rosto da rebelião", tinha mais influência do que qualquer outra pessoa, então com a morte de Prim, a Mockingjay provavelmente estaria ao seu favor.

Katniss também percebe que, apesar de Gale não ter nada a ver diretamente com a morte de sua irmã, a armadilha do bombardeio que a matou foi baseada em um de seus projetos, o que o faz um tanto responsável, pelo ponto de vista de Katniss. Isso meio que quebra sua amizade, pois Katniss nunca mais poderá separar esse momento de Gale.

Ela vinga Prim, no entanto, atirando uma flecha na Presidente Coin no dia em que Snow deveria ser publicamente executado, matando-a imediatamente, pois percebia que o tempo todo Coin queria era apenas fazer mais uma ditadura, uma em que ela mesma estivesse no poder.

Após a guerra, Peeta traz uma série de arbustos de primroses para Katniss e as planta em torno de sua casa no Distrito 12 como um memorial para Prim. Quando o gato de Prim, Buttercup, volta ao Distrito 12, Katniss finalmente solta seu pesar por sua irmã e começa a se recuperar. Ela e Peeta Mellark escreverem sobre Prim e Lady em seu livro e sobre aqueles que morreram nos Jogos e os que morreram na segunda rebelião, prometendo que seguiriam em frente.

Aparência

Primrose Everdeen Wiki.jpg

Ela tem sido descrita como muito parecida com sua mãe. Prim tinha pele clara, cabelos loiros e olhos azuis (no entanto, no filme, eles são avelã), ao contrário da maioria dos moradores da costura no Distrito 12, que tinham cabelos escuros e olhos cinzentos, como Katniss. Ela também tinha uma estatura pequena, em parte devido a ser mal alimentada como a maioria das crianças do Distrito. No entanto, Katniss observa no Em Chamas, que Primrose já está quase na sua altura.

Katniss a descreve como tendo uma face "tão fresca como uma gota de chuva, tão bonita quanto o de uma primrose, flor para a qual ela foi nomeada." Nas roupas que usava, Prim teve continuamente uma "cauda de pato", que lhe rendeu "patinho" como um apelido. Esta cauda de pato foi o motivo de Katniss ter conseguido identificá-la enquanto ela estava ajudando as crianças da Capital feridas.

Personalidade

"Eu olho para a minha irmã e penso como ela herdou as melhores qualidades que nossa família tem para oferecer: as mãos curativas da minha mãe, a resistência de meu pai, e minha força. Há outra coisa lá também, algo inteiramente próprio. Uma habilidade. A de olhar para a bagunça confusa da vida e ver as coisas como elas realmente são."

- Katniss, sobre Prim.

Prim ama todas as criaturas vivas, mesmo as mais feias. Ela tem um bode de estimação, Lady, que Katniss deu a ela, bem como um gato horrível, feio, que chamou Buttercup. Faminto e repleto de parasitas, Prim trouxe a criatura miserável em sua casa um dia. Katniss tentou a afogá-lo, mas Prim implorou tanto, até chorou, que Katniss não teve escolha a não ser deixá-lo ficar.

Ela, assim como sua mãe, tem uma paixão e talento para a cura. Prim ficou ao lado de sua mãe, mesmo durante os casos mais horríveis de pacientes. De acordo com Johanna Mason, depois que Katniss Everdeen ganhou os Jogos juntamente com Peeta Mellark, toda Panem a adorava.

A cabra de Prim, Lady, foi adotada pela primeira vez em sua família quando Katniss estava procurando um presente de aniversário para Prim. Um pastor de cabras de idade tinha uma cabra doente, atacado por um cão, a ferida inchada de infecções, e depois de muita discussão e negociação, Katniss comprou a cabra e uma fita cor de rosa para o colocar em seu pescoço. Ao apresentar a cabra, Prim ficou emocionada lhe deu atenção médica imediatamente. Eventualmente, Lady se curou bem. Embora a compra da cabra tenha saído por um preço razoavelmente alto, Katniss não se arrepende de sua decisão, ao presenciar Prim feliz. Lady morreu nos bombardeios de Distrito 12, mas Buttercup conseguiu sobreviver, para grande decepção de Katniss.

Prim também é muito inteligente e apoia sua irmã. Em A Esperança, ela dá à Katniss a ideia de exigir um acordo público com a Presidente Coin, para concordar com algumas coisas que Katniss quer, a fim de ser o Mockingjay.

Katniss afirma no livro Jogos Vorazes que todas as manhãs Prim limpava a camada de pó de carvão do espelho de barbear de seu pai morto, porque ele odiava a poeira. Ela também trançava o cabelo de sua mãe, imóvel, todas as manhãs antes de ir para a escola.

Família

Prim é a mais nova da família Everdeen. Há sua irmã mais velha, Katniss, sua mãe, Sra. Everdeen, e seu pai, Sr. Everdeen, que morreu na explosão de uma mina quatro anos antes, deixando elas sozinhas. As três viveram na Costura com Lady, cabra de Prim, e Buttercup.

Relacionamentos

Katniss Everdeen

"- Eu queria me parecer mais com você ".

"- Oh, não. Eu que desejo me parecer com você, patinha."

- Katniss e Prim.

Katniss Everdeen teve uma forte relação com a irmã, Prim. Katniss afirmou que Prim era o único ser que ela tinha certeza de que amava.

Katniss fez de tudo para manter a segurança Prim. Ela trabalhou muito duro para manter Prim viva e feliz, a caça para alimentação, venda e negociação no Prego. Katniss queria dar algo especial para Prim para seu aniversário, mesmo não tendo muito dinheiro, mas acabou por comprando uma cabra que Prim nomeou-a mais tarde de Lady. Katniss até mesmo tolerou o gato feio que sua irmã encontrou e manteve como animal de estimação chamado Buttercup.

Katniss era muito protetora com Prim e negou-lhe as opções das tésseras, para que as chances de seu nome ser sorteado na Colheita fossem quase nulas. No entanto, apesar disso, o nome de Prim acabou por ser sorteado, "uma tira em um milhão." Katniss estava disposta a morrer por Prim e por isso voluntariou-se por ela. Prim tentou parar Katniss pois ela sabia que a irmã mais velha provavelmente não sobreviveria aos Jogos; mas Gale Hawthorne a deteve.

No Em Chamas, Katniss tentou o seu melhor para proteger Prim do Presidente Snow. Ela lembrou-se Prim é a razão pela qual ela deve continuar.

Em A Esperança, seu vínculo se aprofunda. Prim sempre confortou-lhe e ouviu Katniss e até deu-lhe alguns conselhos para seus problemas. Depois de sua morte, Katniss ficou devastada e deprimida e o suficiente para tentar suicídio, enquanto presa após matar Alma Coin.

Quando o gato de Prim, Buttercup percorre todo o caminho do Distrito 13 para o Distrito 12, apenas para encontrar Prim, Katniss grita com ele "Ela está morta!" e mais tarde os dois choram por Prim juntos.

Mais tarde, Peeta volta segurando o que Katniss pensa são apenas rosas, e quando ela está prestes a gritar com ele, percebe que elas não eram rosas normais, mas a Evening Primrose, flor cujo nome inspirou à Prim. Peeta havia trazido as flores para plantar ao redor da casa como um memorial para Prim.

Gale Hawthorne

Picture27.png

- Gale afastando Prim de Katniss.

Gale e Prim pareciam ter um bom relacionamento, por o outro ser o melhor amigo de Katniss, e a outra, irmã. Gale leva Prim para longe da colheita após Katniss se voluntariar, e foi mostrado ser reconfortante para a Sra. Everdeen e Prim. Além disso, ele prometeu Katniss que ele iria alimentar sua família enquanto ela estivesse na arena.

Ele mostrou remorso por Prim, em A Esperança. Houve debates sobre quem fez a bomba que a matou, mas não se sabe ao certo.

Buttercup

Prim teve um relacionamento forte com Buttercup. Era o gato mais feio Katniss já tinha visto e ela queria matá-lo, mas Prim o salvou, após encontrá-lo. Prim sempre dorme com ele e ele a vigia durante da noite, para se certificar de que ela estaria segura.

No Em Chamas, como ele não gostou da nova casa em que vive com as Everdeens na Vila dos Vitoriosos, costumava sair e voltar para sua antiga casa, mas sempre voltava por Prim.

Em A Esperança, os Prim e Buttercup foram feliz por serem capazes de estar uns com os outros depois de Katniss fez um pedido para manter Buttercup pelo amor de Prim. Ele continuou a protegê-la durante a noite e dormir com ela. Prim estava disposta a morrer por Buttercup, se arriscando por ele durante o bombardeio no Distrito 13 causado pela Capital. Prim percebeu que ele ainda estava em seu quarto e foi lá para salvá-lo, mas ambos teriam morrido se não fosse por Gale Hawthorne. No final da série, Buttercup viajou todo o caminho do Distrito 13 a 12 apenas para encontrar Prim, mas ficou triste quando ele não a encontrou. Katniss grita com ele "Ela está morta!", e os dois choram juntos por Prim. Katniss mantém Buttercup pois ele é a única coisa que lhe resta de Prim.

Sra. Everdeen

Após o Sr. Everdeen ter morrido, Sra. Everdeen entrou em depressão e praticamente abandonou Katniss e Prim. Embora Katniss tenha guardado rancor contra ela, Prim manteve seu amor por sua mãe, mesmo escovando e trançando seu cabelo antes de sair para a escola no período da manhã. Esta rotina dura até o incidente com o pão, quando a Sra. Everdeen vem "de volta à vida", figurativamente falando, e recupera seu papel como figura materna.

Na adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes, depois que Katniss se voluntariou, a Sra. Everdeen é visto reconfortando Prim abraçando-a. Antes de Katniss ir para a Capital, a Sra. Everdeen promete cuidar de Prim enquanto Katniss está na arena.

Depois que Prim morre em A Esperança, Sra. Everdeen inesperadamente se afasta do Distrito 12 e vai para o Distrito 4, "afundando seu pesar no trabalho", não aguentando estar entre as lembranças das cinzas do marido e da filha mais nova (apesar dela ter morrido na Capital). O parceiro de caça de Katniss Everdeen, Gale Hawthorne, também "foge" para o Distrito 2. Em anos posteriores, Katniss é a única Everdeen que vive no Distrito 12 . Não se sabe se Katniss vive em sua antiga casa, mas ela se casa com Peeta Mellark, seu antigo parceiro tributo nos Jogos Vorazes.

Trivia

* Primrose é nomeada em homenagem à rosa Evening Primrose, que é uma planta que cresce flores perenes amarelo no início da primavera.

* Katniss afirma que Rue e Prim compartilham características similares, tais como o seu comportamento e estatura.

* Ela é o um dos poucos personagens conhecidos na série Jogos Vorazes que possui seu próprio animal. Seus animais são Buttercup, um gato, bem como Lady, uma cabra.

* Embora Katniss e Prim se amem, por outro lado, as duas tem personalidade muito diferentes. Prim é muito indulgente, ao contrário de Katniss. E enquanto Katniss tinha talento para caçar, Primrose tinha talento para curar.

* Enquanto no Distrito 13, Prim esperava se tornar uma médica, sendo um tanto especialista nesta área.

* Primrose é a única cidadã conhecida do Distrito 12 que fazia parte da rebelião que morreu.

* No filme, é Prim, em vez de Delly Cartwright, que tenta falar com o Peeta depois de resgatado, no Distrito Treze.

PS: Todos nós concordamos que sua morte foi muito injusta e muito triste! ~by Madeline T.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória